Exemplo de alga verde. |
Entretanto, antes das briófitas, surgiu o ancestral mais primitivo de todo o reino Metáfita: as talófitas.
As talófitas são conhecidas como algas pluricelulares (com muitas células), pois são plantas muito simples, pois não apresentam raízes, caules, folhas, flores, frutos e nem sementes. Elas apresentam apenas um único talo.
Todas as algas têm clorofila, por isso realizam a fotossíntese (produzem seu alimento), não tendo vasos para a condução da seiva. Apesar disso, nem todas são verdes. Há outros pigmentos que dão várias cores às algas. O talo tem a forma de filamento, lâmina ou raminhos. Foram os primeiros vegetais que surgiram em nosso planeta. As talófitas vivem em ambientes aquáticos (mares, rios, lagos e pântanos), em pedras, troncos de árvores e em superfícies muito úmidas.
As talófitas podem se reproduzir de duas maneiras: assexuada e sexuadamente. A reprodução assexuada pode ser por fragmentação ou por esporos. No primeiro, um pedaço do filamento da alga destaca-se e origina uma nova alga; no segundo, se separam do talo os zoósporos que se movimentam e ao cair formam uma nova alga.
As algas possuem características em comum com as plantas que as identificam como organismos muito próximos. Uma delas é a realização de fotossíntese, inclusive através das clorofilas A e B, também presentes nas plantas. Além disso, seu revestimento é muito parecido.
Fonte: meioambiente.culturamix.com
http://www.clickescolar.com.br/taloftas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário