segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Relações de Vida: Insetos e flores

As plantas são seres sem locomoção, ou seja, não andam pelo mundo com pernas, nem nadam, nem voam. Logicamente, isso dificulta enormemente a reprodução, com a problematização de os gametas masculinos encontrarem os gametas femininos de outra planta. Uma solução que foi encontrada pelo reino vegetal passa por uma grande ajuda dada pelos insetos, animais que fazem parte do filo dos artrópodes.

Abelha em uma flor; a seguir, o inseto transmite o pólen
para outras flores.
Vários insetos voadores, como a borboleta e a abelha, alimentam-se do néctar colhido em flores. A estratégia encontrada pelas plantas foi a polinização. Nas flores, encontra-se o pólen, responsável pela fecundação em outras flores. Como os insetos passeiam de flor em flor, por centenas de plantas diferentes, elas carregam o pólen grudado em suas patas e o transportam para outros lugares e outras flores. Isso possibilita a reprodução das plantas.

Por outro lado, temos diversos insetos, como várias espécies de formigas, que devoram plantações inteiras. Por isso, são desenvolvidos vários venenos para formigas que são utilizados nas áreas rurais. Por consequência, as formigas também destroem várias flores na sua alimentação. Entretanto, há espécies de insetos que atacam os insetos que destroem as plantas.

Fonte da imagem: www.grupoescolar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário