segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Parasitas & Doenças: As aranhas e o seu veneno

A aranha-armadeira, considerada a do veneno mais fatal.

A maioria das aranhas, animais do filo dos artrópodes, possui veneno na saliva, que é liberado quando o animal se sente ameaçado e pica. De todos os grupos de aranhas já descobertos, somente dois não apresentam veneno. Embora grande parte desses seres só possua venenos que fazem pouco mal para o ser humano, alguns podem ser extremamente graves.

Há casos em que tarântulas-ornamentais já fizeram vítimas entrarem em coma. O veneno das aranhas-chinesas é capaz de matar pequenos mamíferos e crianças. Aranhas-das-costas-vermelhas já mataram várias pessoas, e estão entre os sintomas tontura, forte dor de cabeça, tremor e vômito. A popular viúva-negra possui uma picada além de fatal, muito dolorosa. As picadas da aranha-de-areia produzem necrose do tecido cutâneo e sangramento pelos orifícios do corpo, podendo levar a óbito.

O veneno considerado o mais fatal é encontrado nas aranhas-armadeiras, que são comuns no Brasil. Somente 0,006 mg da substância é capaz de matar um rato. Possuem um corpo de em média 5 cm e patas de até 17 cm. Embora milhares de casos de picada dessa aranha já tenham sido registrados no país, são raríssimas as mortes, pois os antídotos são comuns e eficazes.

Fonte da imagem: www.aprenda.bio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário