segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Parasitas & Doenças: A sanguessuga e a sangria

As sanguessugas (Hirudo medicinalis) são animais do filo dos anelídeos, e correspondem a um dos mais curiosos seres vivos. Sua característica de grudar-se ao corpo humano e sugar o sangue do hóspede já foi muito utilizada na medicina, para fazer sangria, no passado. Incrivelmente, os resultados mostravam-se benéficos. No século XX, essa prática foi abandonada com as pesquisas científicas e o crescimento da medicina.

Uma sanguessuga na pele humana.
Ultimamente, têm sido feitas pesquisas com a sanguessuga e as descobertas são surpreendentes. A sua saliva ajudava os doentes no passado pois possui hirudina, um anticoagulante muito forte; um vasodilatador, aumentando o fluxo sanguíneo local; um anticicatrizante (hialuronidase), mantendo o sangue vertendo na mordida; e um anestésico local. Tudo isso faz com que o tratamento com sanguessugas seja uma opção para a trombose e as microcirurgias reconstrutoras de artérias e veias depois de uma amputação.

A sanguessuga também é utilizada na área de pesquisa laboratorial para a criação de substâncias com propriedades de anticoagulantes, como a trombina. Hoje em dia, suas aplicações chegam até a cirurgias plásticas, para a retirada de sangue acumulado.

Fonte da imagem: www.movemontanhas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário