quarta-feira, 12 de março de 2014

DRs: Órgãos, origens e clados

Para visualizar melhor aspectos fundamentais da taxonomia, os biólogos utilizam cladogramas (do grego, klados = galho, ramo e gramma = escrito), um esquema como o abaixo:


No cladograma as espécies são ordenadas de forma que quanto mais à direita no esquema, maior o grau de evolução, e quanto mais para baixo, mais antiga a origem do ser (observar o tempo em milhões de anos atrás). O cladograma é muito útil pois mostra, em uma única imagem, as origens evolutivas das espécies determinadas, o parentesco entre elas, os ancestrais comuns e a idade deles. Cada divisão, ou seja, um ponto onde um clado se divide para formar outros dois ou mais, chama-se .

Comparando duas ou mais espécies diferentes, podemos estabelecer algumas relações entre elas. Órgãos homólogos são aqueles que têm a mesma origem embriológica, como a asa do morcego e a asa da águia. Órgãos análogos, por sua vez, são aqueles que desempenham a mesma função, porém têm origem embriológica diferente, como a asa de vertebrados e a asa de invertebrados - embora ambos os órgãos façam o ser voar, as asas de um pombo e as de uma borboleta são formadas em uma etapa diferente do desenvolvimento embriológico.

Em cada nó, há o surgimento de uma nova característica, o que gera a diferença entre as espécies. Uma apomorfia é uma característica nova de um grupo de seres vivos. Já uma plesiomorfia é uma característica antiga de determinada espécie com relação a outra. Exemplo: os placodermos são os primeiros peixes a apresentarem mandíbula, logo, a presença de mandíbula é uma apomorfia dos placodermos, já que os ostracodermos e seus ancestrais mais antigos não a possuíam, ela é uma inovação biológica; já a presença de mandíbulas nos mamíferos é uma plesiomorfia, pois outros seres vivos que vieram antes deles já possuíam essa característica (ver o cladograma acima).

Anagênese é o processo evolutivo em que uma única espécie vai sofrendo mutações positivas para a sua adaptação de tal modo que, no final, ela some e há o surgimento de uma única nova espécie. Cladogênese é o processo em que uma única espécie gera duas ou mais espécies distintas entre si, seja por uma separação territorial forçada ou adaptação ao ambiente.

Origem monofilética designa origem de uma só espécie; um grupo de seres vivos, ao ser comparado, pode ter origem monofilética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário