"No mundo, mais de 2 bilhões de pessoas vivem em lugares sem rede de esgoto ou acesso à água tratada, ou seja, sem saneamento básico, e 80% das mortes por doença nos países pobres são causadas pela falta de acesso da população à água adequada para consumo.
Região anterior de ancilóstomo. |
E o Brasil, infelizmente, também participa dessas estatísticas, pois nem todas as moradias do país dispõem de abastecimento de água tratada, e muitas não estão ligadas à rede de esgotos nem contam com fossas sépticas. Além disso, a maior parte do esgoto coletado em território nacional, cerca de 80% do volume total, não recebe nenhum tipo de tratamento antes de ser lançado em rios, lagos e mares.
Entre os principais problemas de saúde relacionados à falta de saneamento básico estão as verminoses, cuja erradicação [...] depende de melhorias no saneamento básico e nas condições de vida das populações mais pobres. Trata-se, portanto, de um problema social, e não apenas um problema médico.
Uma das verminoses mais comuns entre nós, sobretudo nas áreas rurais, é o popular amarelão, parasitose intestinal em que ocorre perda de sangue e anemia e que se deve ao Ancylostoma duodenale, um nematódeo[...]."
Fonte da imagem: bioblogc.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário