terça-feira, 2 de setembro de 2014

DRs: Espinhos e Bombas

Um exemplo de estrela-do-mar.
Os equinodermos são animais representados por estrelas-do-mar, bolachas-da-praia, pepinos-do-mar, ouriços-do-mar e outros. São exclusivamente marinhos. O nome do filo é devido aos espinhos que possui na pele (equino = espinho; derme = pele).

São seres triblásticos e celomados, muito semelhantes aos cordados por compartilharem características que não estão presentes nos outros animais. Essas características são a presença de enteroceloma em vez de esquizoceloma, ou seja, um celoma formado do intestino primitivo, e não da mesoderme; a deuterostomia em vez da protostomia, ou seja, o ânus surgindo do blastóporo, e não a boca; e um endoesqueleto em vez de um exoesqueleto, produzido pela derme e debaixo dela.

Além disso, os equinodermos apresentam simetria radial em vez de bilateral, sendo pentarradial secundária, isto é, na maioria dos casos o ser pode ser dividido em cinco planos; a boca fica no centro do organismo. Possui tubo digestório completo e utiliza os pódios (pequenos tubos) para a troca gasosa. Com pouca mobilidade, o sistema nervoso é pouco desenvolvido e o circulatório é em grande parte substituído pelo sistema ambulacrário.

O sistema ambulacrário é uma apomorfia dos equinodermos. É constituído de uma rede de canais em que a água do mar circula. Através da contração de alguns músculos, os pódios fazem a locomoção com a ajuda da água, em uma espécie de bombeamento.

Por mais incrível que pareça, animais como a estrela-do-mar são predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário