terça-feira, 2 de setembro de 2014

A Biodiversidade Ameaçada

"Uma das maiores preocupações ecológicas de nossa época é a destruição da biodiversidade, isto é, da variedade de seres vivos existentes em determinado lugar ou no planeta como um todo.

As razões para se preservar a biodiversidade são bem conhecidas: com a extinção das espécies, perdemos muitas substâncias químicas que poderiam ser potencialmente usadas na fabricação de medicamentos e de outros produtos importantes. Além disso, as espécies selvagens funcionam como um "banco genético" para a origem de novas espécies mais produtivas ou mais resistentes. Ademais, toda espécie faz parte de uma teia alimentar e sua extinção pode provocar desequilíbrios ecológicos.

O antílope-tibetano, um mamífero em extinção.
Mais de 16 mil espécies correm risco de extinção, segundo a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, publicada em 2007 pela União Mundial para Conservação da Natureza. No entanto, alguns cientistas acham que esse número pode ser bem maior, pois muitas espécies dependem das que estão em extinção.

Analisando as espécies endêmicas, ou seja, as espécies que existem apenas em determinado local, o Brasil ocupa o primeiro lugar em relação ao número de mamíferos, peixes de água doce e plantas, além de possuir cerca de 20% das espécies de aves do mundo. Contudo, é o primeiro em número de espécies de aves com risco de extinção. Essa biodiversidade está ameaçada pela destruição de habitats, pela caça e pesca sem controle, pela poluição e pelos desequilíbrios ecológicos."

Texto do livro "Biologia Hoje - Os seres vivos", de Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder.

Fonte da imagem: portuguese.cri.cn

Nenhum comentário:

Postar um comentário